top of page
Foto do escritorFernanda Calé

Alagamento afeta trânsito e coleta de lixo na Estrada de Jacarepaguá

Foto enviada por leitores.
Foto enviada por leitores.

Problema já deixa o Ecoponto Curva do Pinheiro e a entrada da Paróquia São João Batista alagados há três semanas.

 

Um problema antigo voltou a afetar a vida de quem circula pela Estrada de Jacarepaguá, próximo ao número 4.450. A via que dá acesso ao Ecoponto Curva do Pinheiro e à Paróquia São João Batista em Rio das Pedras está alagada há cerca de três semanas.

 
 

A Agência Lume já noticiou o transtornos no mesmo trecho em agosto e setembro de 2020. Quem vive próximo ao local diz que o lixo descartado irregularmente contribuiu para o entupimento da galeria pluvial.


Outras fontes ouvidas pela Agência Lume também afirmam que o problema teria sido causado pelo rompimento de uma tubulação, que estaria gerando um vazamento de água.


Em dezembro de 2023, a Prefeitura inaugurou o Ecoponto Curva do Pinheiro. A esperança dos moradores era de que, com o espaço para correto descarte de entulho, móveis velhos e lixo, o problema dos resíduos descartados irregularmente às margens da via - um dos principais fatores que contribuem para o entupimento da galeria - seria resolvido, entetanto o que ainda se vê é descarte irregular de lixo pela região.


A Agência Lume entrou em contato com a Iguá, a Secretaria Municipal de Conservação e com a Comlurb para entender o que está causando o alagamento e por que a estratégia com a instalação de um Ecoponto parece não ter impedido o descarte irregular de resíduos na região.


A Iguá informou que o caso se trata de uma questão de obstrução das redes de águas pluviais. 


A Comlurb e a Secretaria de Conservação, enviaram uma nota conjunta informando que a Secretaria Municipal de Conservação vai enviar equipe, esta semana, para vistoriar o local e averiguar as condições da galeria pluvial, para tomar as medidas necessárias.


A Comlurb informou ainda que vai enviar uma equipe para realizar a limpeza da Estrada de Jacarepaguá, na altura do número 4.450. E reforçou que a coleta de lixo no local é realizada diariamente, assim como a retirada dos resíduos deixados pelos moradores no Ecoponto. A companhia também informou que, como o ponto de coleta está alagado, dificultando o acesso dos moradores, o lixo foi deixado em local irregular.


E finalizou dizendo que foram instalados no local dois ecopontos para melhor atender aos moradores de Rio das Pedras e que funcionam diariamente, das 6h às 18h. O Ecoponto Curva do Pinheiro fica na altura do número 4.460 e conta com uma caixa compactadora de 15m³, fechada, destinada ao lixo domiciliar, e duas caixas estacionárias de 5m³, abertas, para receber entulho, bens inservíveis e galhadas.

Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page