No Dia Mundial Sem Carro, o evento visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável.
No próximo dia 22 de setembro, Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, será palco de um evento que promete mobilizar a região em prol da sustentabilidade e da mobilidade urbana: a Bicicletada de Jacarepaguá.
Coincidindo com o Dia Mundial Sem Carro, o evento visa promover o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável. A concentração dos participantes está marcada para às 8h30, na Praça Professora Camisão, na Freguesia.
De lá, os ciclistas seguirão pelo seguinte percurso: Praça Professora Camisão, Estrada de Jacarepaguá (até esquerda da Estrada do Engenho D’Água), Estrada de Jacarepaguá (pista oposta), Rua Tirol, Rua Comandante Rubens Silva, Estrada dos Três Rios até à Praça Professora Camisão. O trajeto foi cuidadosamente planejado para garantir a segurança dos participantes e destacar pontos de interesse da região.
André Moreira, ciclista e um dos organizadores do evento, ressalta a importância de trazer os ciclistas da região para um evento a fim de confraternizar e apoiar o seu dia a dia. Além disso, ele alega a necessidade de mostrar para as autoridades que há uma sociedade organizada ativa atuando e querendo uma alternativa melhor que o carro.
“O setor de transporte é responsável por 14% das emissões globais de gases do efeito estufa. Carros, que representam mais de 70% dessas emissões nas cidades, são mais poluentes que ônibus em termos de material particulado por pessoa transportada. Em São Paulo, carros percorrem 88% dos quilômetros rodados por veículos motorizados, transportando em média apenas 1,3 pessoas por veículo, o que os torna ineficientes e contribui para o congestionamento. A maioria das viagens de carro tem menos de 5 km, uma distância que poderia ser facilmente percorrida de bicicleta, ajudando a reduzir esses problemas”, explica.
Impacto na região
A Bicicletada de Jacarepaguá tem como objetivo não apenas incentivar o uso da bicicleta, mas também chamar a atenção para a necessidade de melhorias na infraestrutura cicloviária da região. Os organizadores esperam que o evento sirva como um ponto de partida para discussões mais amplas sobre políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana.
Os organizadores já estão em contato com autoridades locais para discutir possíveis melhorias na infraestrutura cicloviária de Jacarepaguá. A expectativa é que eventos como esse continuem a crescer e a mobilizar cada vez mais pessoas em prol de uma cidade mais sustentável e conectada.
Sidney Teixeira, integrante da Associação de Moradores da Freguesia (Amaf), conta que é eterna a reivindicação da associação por ciclovias na região. Ele também relata que a associação já realizou outras mobilizações e que contribuiu na construção do Plano Cicloviário.
“Em 2022, a AMAF participou de oficinas para avaliar a proposta de trajetos da malha cicloviária do Rio de Janeiro. O Plano de Expansão Cicloviária, lançado em março de 2023, prevê uma rede integrada de ciclovias em todos os bairros da cidade, com prazo de 10 anos para conclusão.
O plano também promete conectar todas as estações de transporte de média e alta capacidade à malha cicloviária até o fim de 2024. No entanto, até agora, muitas estações não foram conectadas e o orçamento para a expansão é limitado. Apesar disso, algumas ciclovias de boa qualidade foram construídas, como na Rua Uruguai e no Centro do Rio. A dúvida permanece se o plano será cumprido até 2033, dado o orçamento atual”, explica.
Serviço
Evento: Pedalada Jacarepaguá Data: 22 de setembro de 2024 Concentração: Praça Professora Camisão - Freguesia Horário: 8h30
Trajeto: Praça Professora Camisão > Estrada de Jacarepaguá (até esquerda da Estrada do Engenho D’Água) > Estrada de Jacarepaguá (pista oposta) > Rua Tirol > Rua Comandante Rubens Silva > Estrada dos Três Rios > Praça Professora Camisão
Comentarios