Medida busca ter mais transparência financeira e melhoria nos serviços.
Foi publicado nesta sexta-feira, dia 08/10, o edital de licitação do novo modelo de bilhetagem digital pela Prefeitura do Rio junto com a Secretaria Municipal de Transportes. O sistema é inédito no Brasil e busca melhorar os serviços de transporte público na capital fluminense, além de monitorar a demanda de pessoas que utilizam o transporte e criar uma maior transparência financeira.
Continua depois da publicidade
Empresas que tiverem experiência com sistemas de bilhetagem e validadores estão aptos a participar e tem um prazo de 60 dias para entregar suas propostas. Empresas que forem ligadas aos funcionários de serviços do transporte público não poderão participar para evitar conflitos de interesse.
O novo sistema de bilhetagem digital vai permitir que os cidadãos realizem o pagamento por meio de cartões de banco, celular e via pix. Além dessa novidade, os cartões irão ser integrados com outros meios de transporte, como o Táxi Rio. Utilizando o meio digital, os usuários poderão acompanhar suas atividades pelo celular e receberão seu primeiro cartão gratuitamente. Melhorias no tempo de processamento do pagamento também serão implementadas, na qual o usuário não precisará esperar 48h para receber os créditos.
O projeto busca transparecer diversos fatores sobre as atividades econômicas dos meios de transporte, que atualmente deixam a desejar em relação aos dados do sistema e créditos remanescentes.
A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, deu a seguinte declaração:
É uma licitação muito importante, que vai permitir a modernização do sistema de transportes, dando transparência às receitas e possibilitando uma nova forma de remuneração que garanta que os ônibus, de fato, estejam rodando nas ruas.
Comments