Iniciativa municipal tem como objetivo a preservação ambiental e contará com líderes comunitárias.
A Prefeitura do Rio lançou ontem (08), dia da mulher, o programa Guardiãs das Matas, que começa em 25 localidades cariocas e pretende ajudar a preservar a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e também um dos mais ameaçados do planeta.
Segundo o município, o projeto pretende valorizar e empoderar lideranças comunitárias femininas das localidades atendidas. O programa vai contemplar 25 frentes territoriais, distribuídas em todas as regiões da cidade.
Serão 125 mulheres encarregadas de mapear, acompanhar, fiscalizar e encaminhar as demandas dos territórios referentes às áreas verdes existentes no local.
As líderes comunitárias receberão palestras oferecidas pela Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, para que sejam orientadas e possam desenvolver o trabalho com excelência.
"Estamos em um ano de reconstrução da pauta ambiental no Brasil. E para além de restabelecermos a agenda ambiental, temos de fazer isso com outros parâmetros. Um dos principais, assinado em diversos tratados internacionais, é a discussão da igualdade e equidade de direitos. E a inserção de mulheres na educação ambiental e no reflorestamento é fundamental para a agenda que queremos ter no Rio. O programa Guardiãs das Matas vai fortalecer não só o nosso centro de educação ambiental, mas todas as nossas ações de territórios e periferias. Nada mais justo do que fazer um grande processo de emprego e renda no Rio num contexto de pobreza e miséria que impacta milhares de mulheres – disse Tainá de Paula.
Veja as localidades que receberão o projeto:
Freguesia – Jacarepaguá;
Vargens – Recreio;
Vila Cruzeiro – Penha;
Calango – Praça Seca;
Santa Marta – Botafogo;
Alemão – Bonsucesso;
Vidigal – São Conrado;
Fallet – Santa Teresa;
Formiga – Tijuca;
Providência – Centro;
Jardim Moriçaba – Campo Grande;
Borel – Tijuca;
Guaratiba – Pedra de Guaratiba;
Complexo do Lins – Lins;
Guararapes – Cosme Velho;
Prazeres – Santa Teresa;
Favelinha das Almas – Realengo;
Vila Kennedy – Campo Grande;
Paciência – Santa Cruz;
Juramento – Vicente de Carvalho;
Mangueira – Maracanã;
Santíssimo – Santa Cruz;
Macaco – Vila Isabel;
Campo Grande – Campo Grande;
Bangu – Bangu;
Comments