top of page
Foto do escritorFelipe Migliani

Mirante e Igreja Nossa Senhora da Penna: Um Patrimônio Histórico na Freguesia

Na imagem podemos ver uma igreja.

A igreja foi construída no século XVII o mirante oferece uma vista panorâmica da Zona Oeste da cidade.

 

Situada no topo do Pedra do Galo, no bairro da Freguesia, a Igreja Nossa Senhora da Penna oferece uma vista panorâmica de Jacarepaguá, combinando história, fé e beleza natural. Além disso, a Igreja Nossa Senhora da Penna foi construída no século XVII e é um dos templos mais antigos da cidade. 

 

Além da própria igreja, que é um exemplo da arquitetura colonial brasileira, o mirante no topo oferece uma vista panorâmica que abrange os maciços da Tijuca e da Gávea, as serranias de Guaratiba e até o oceano ao longe. A subida ao mirante pode ser feita por uma escadaria de 382 degraus ou por uma estrada pavimentada. Também há a opção do bondinho, que é gratuito. 


Localizada a 160 metros de altura, a Igreja de Nossa Senhora da Penna foi fundada em 1664, após uma pessoa escravizada, com medo de ser punida por perder uma novilha, teve uma visão que o levou a encontrar o animal. O dono das terras, que presenciou a cena, a alforriou e mandou construir uma capela no topo do penhasco. 


Professor de Geografia e membro do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA), Val Costa explica que a igreja foi reformada e ampliada em 1770 e tem uma torre sineira e um altar rococó, com retratos de D. Pedro I e D. Teresa Cristina. Val também conta que o patrimônio foi tombado pelo IPHAN em 1938. 


A igreja possui um pátio externo de tijolo cozido com um relógio de sol e um pequeno muro que já teve forma de seteira. A Pedra do Galo, onde a igreja está localizada, era um ponto estratégico para a defesa da região. Em 2011, foi instituído o dia 8 de setembro como o dia comemorativo à Nossa Senhora da Penna no calendário oficial da cidade”, conta. 


Val Costa conta que o patrimônio arquitetônico de Jacarepaguá é um tesouro histórico que ajuda a manter vivas as memórias coletivas. Ele explica que a sociedade atual é moldada por estruturas sociais do passado, que, ao serem analisadas e interpretadas, constroem a memória ou o esquecimento social. Reconhecer a importância dos monumentos e edificações locais é essencial para a construção da memória social.


O Patrimônio Histórico inclui bens materiais, naturais ou imóveis de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética. O IPHAN e o Inepac são responsáveis pela gestão e preservação do patrimônio histórico no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, respectivamente. A Baixada de Jacarepaguá possui vários vestígios históricos do Brasil colonial, como o Marco 5 das Sesmarias da Tijuca, tombado pelo Inepac em 1965. Outros exemplos incluem um prédio do médico Cândido Benício, destruído ao longo dos anos, e o casarão da Fazenda Mato Alto, que necessita de reformas urgentes”, explica. 


Visitação

O mirante e a Igreja de Nossa Senhora da Penna estão localizados na Rua Nossa Sra. da Penna, no bairro da Freguesia, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O patrimônio está aberto para visitação das 9h às 16h, exceto feriados. As missas são realizadas aos sábados e domingos, às 11h. Além disso, o bondinho opera gratuitamente das 8h às 17h, proporcionando uma experiência única de transporte até o local.


Para mais informações acesse o site da igreja ou entre em contato pelos números Tel: (21) 2447-9570 e WhatsApp: (21) 98880-0377. Também há opção através do e-mail vinsp-rj@hotmail.com.


Serviço

Endereço: Rua Nossa Sra. da Penna - Freguesia (Jacarepaguá)

Horário de Visitação: 9h às 16h (exceto feriados)

Dia e Horário das Missas: 11h, Sábado e Domingo

Bondinho: 8h às 17h - Gratuito.

Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page