Ação aconteceu ontem (30), documento segue disponível na internet para assinaturas. Saiba mais:
Nesta quinta-feira (30), quatro representantes dos moradores das regiões da Freguesia, Anil e Pechincha, foram recebidos na Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). O motivo da visita foi a entrega de um abaixo-assinado pedindo o retorno de duas linhas de ônibus importantes para a região.
No documento já assinado por cerca de mil pessoas, os moradores afirmam que vários passageiros das linhas 887 (Pechincha - Barra da Tijuca) e 886 (Freguesia - Barra da Tijuca) passaram a ter de "deambular" por longas distâncias para acessarem outros pontos de ônibus após o sumiço das linhas.
Segundo os moradores, as linhas deixaram de circular durante a pandemia de COVID-19 (2020-2021). Segundo Núbia Correa, que atua na comissão de meio ambiente de Jacarepaguá e é moradora do Pechincha, as linhas são essenciais para os moradores de seu bairro:
"Estou juntamente a AMAF nessa luta pela volta do 887 também, porque atende uma população do Pechincha que hoje não é atendida por nenhuma linha."
Já Marilea Melo, representante da AMAF e moradora da Freguesia, lembrou que a linha 886 é essencial para moradores da região da Uruçanga e Bananal:
"...trouxemos para eles a prova de como faz falta essa linha 886 (...) a 886 especificamente cobre aquela região, as ruas Uruçanga e Bananal (no final), que não tem nenhuma alternativa de transporte."
Veja no fim desta matéria o itinerário das linhas 886 e 887.
A Agência Lume questionou a Secretaria Municipal de Transportes, por que as linhas 886 e 887 foram retiradas de circulação, e quais medidas serão tomadas após a entrega do documento.
Também questionamos como os moradores das regiões atendidas pelas linhas, e principalmente nos locais onde eram as únicas disponíveis, podem agir sem as linhas de ônibus.
A SMTR respondeu dizendo que contribuições são sempre bem-vindas, e que todas as reivindicações e sugestões são analisadas e tratadas como instrumentos importantes para o planejamento da rede.
Sobre os sumiço das linhas e sobre como os moradores de regiões desassistidas devem agir, a secretaria informou que criou em julho do ano passado a linha 987 (Gardênia Azul X Pechincha) justamente para não deixar desatendidos os moradores desta região.
E concluiu dizendo que como opção de deslocamento para a Barra da Tijuca, os passageiros podem fazer integração com a linha 565 (Tanque x Gávea) na Pechincha, ressaltando que com o uso do Bilhete Único Carioca o usuário pode fazer a integração sem pagar mais uma passagem.
A Agência Lume vai continuar acompanhando o caso. Veja o itinerário das linhas 886 e 887
Para ter acesso ao abaixo-assinado clique aqui.
Comentários