Prefeitura diz monitorar os registros, mas que casos individuais da doença diarreia aguda não são de notificação compulsória.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na última semana foram registrados 22 casos de Gatroenterite na cidade. A SMS disse que monitora permanentemente as notificações com o objetivo de detectar alterações no padrão local, apontando eventuais surtos ou epidemias, para adotar medidas de prevenção e controle.
Muitos moradores de Jacarepaguá tem reclamado de sintomas comuns de gatroenterite, como diarréias, mal estar e vômito. A doença normalmente é transmitida por contato com uma pessoa infectada ou por alimentos ou água contaminados.
A SMS recomenda que a população adote ações individuais para prevenir casos da doença. Veja alguns cuidados para ajudar na prevenção:
Lave as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação e ingestão dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; após utilizar transporte público; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação e sempre que voltar da rua);
Lave e desinfete superfícies, objetos e alimentos: Também é recomendado lavar e desinfetar superfícies, os utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; selecionar alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados; para desinfecção de frutas, legumes e verduras deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (uma colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada;
Trate a água: Tratar a água para consumo com ações como filtrar, ferver, tratar com solução de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água (aguardar 30 minutos antes de usar).
E caso você apresente sintomas da doença, procure atendimento médico em uma unidade de saúde.
Comments