
Campanha começa com profissionais de saúde e se estenderá a outros grupos prioritários nas próximas semanas. Saiba mais:
A cidade do Rio de Janeiro deu início, no último sábado (29), à campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), começando pelos trabalhadores da saúde. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca prevenir complicações, internações e óbitos causados pela infecção do vírus influenza, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacina, que é atualizada anualmente, protege contra três cepas do vírus: H1N1 (Victoria), H3N2 (Tailândia) e B (Áustria). A vacinação é gratuita e segura para os grupos indicados. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a imunização é essencial para evitar problemas respiratórios graves, especialmente com a chegada do inverno.
Em 2024, mais de dois milhões de doses foram aplicadas na cidade. Este ano, já foram registrados nove óbitos e 64 internações por influenza no município. Para atender à demanda inicial da campanha de 2025, o Rio recebeu 220 mil doses da vacina para a primeira semana.
Cronograma da Campanha
29 de março: Início da vacinação para trabalhadores da saúde.
1º de abril: Vacinação para crianças de seis meses a seis anos, idosos acima de 60 anos e gestantes.
7 de abril: Inclusão das pessoas com comorbidades no cronograma.
12 de abril: Imunização dos demais grupos prioritários.
Os interessados devem acompanhar o cronograma e comparecer às unidades de saúde portando documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante que ateste sua inclusão no grupo prioritário (como laudo médico ou documento funcional).
Outras campanhas em andamento
Além da vacinação contra a gripe, o município do Rio segue mobilizado em outras campanhas importantes.
Sarampo: a vacinação contra o sarampo ganhou reforço com novos pontos estratégicos espalhados pela cidade, incluindo aeroportos, terminais rodoviários e shoppings. Desde o início da mobilização, mais de 3 mil doses já foram aplicadas. Podem se vacinar crianças a partir de 12 meses até adultos de 59 anos. Pessoas acima de 30 anos precisam de apenas uma dose, enquanto os mais jovens (até 29 anos) devem completar o esquema vacinal com duas doses, sendo necessário um intervalo de um mês entre elas
Nos dias 3 e 4 de abril, a campanha de vacinação contra o Sarampo chegará ao shopping ParkJacarepaguá, no Anil. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão aplicando a vacina das 10h às 16h.
Dengue: Outra ação relevante é a vacinação contra a dengue, que também está sendo intensificada devido ao aumento sazonal dos casos da doença no estado.
Ambas as campanhas refletem o compromisso da SMS em proteger a saúde dos cariocas por meio da imunização gratuita e acessível em todas as regiões do município. Podem se vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 16 anos (16 anos, 11 meses e 29 dias). E recentemente, foi ampliada para adolescentes de 17 e 18 anos, até o dia 26 de março.
Comments