top of page
Foto do escritorFelipe Migliani

Tarcísio Motta diz que, Anil e Rio das Pedras estão entre os bairros com maiores filas para vagas em creches

Na imagem podemos ver o candidato do Psol, Tarcísio Motta.
Foto: Digulgação.

O candidato do PSOL foi o terceiro entrevistado da série de sabatinas realizadas pela Agência Lume. Veja a entrevista completa:

 

Durante sabatina realizada pela Agência Lume com os candidatos à Prefeitura do Rio, o candidato do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Tarcísio Motta, comentou o levantamento feito pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro e disse que, se eleito, irá propor de um fundo que priorizará a construção de creches em toda cidade.

  

“Ao olhar as filas de creches hoje existentes no Rio de Janeiro, nós identificamos que Anil e Rio das Pedras são alguns dos bairros em que o défcit de vagas em creches estão muito grandes. E a atual prefeitura tenta suprir esse déficit de creches apenas com as chamadas 'creches conveniadas', são creches particulares que oferecem vagas ao setor público, vagas gratuitas a quem precisa, e são remuneradas pelo poder público com isso. Essas vagas serão mantidas, mas elas precisam ser apenas a complementação das vagas de creche. É preciso ter vagas públicas, creches municipais.", disse o candidato. 

 
 

O candidato do Psol disse à repórter Fernanda Calé que há duas fontes principais para a implementação dessas novas vagas: recursos federais e o Fundeb.


“O ganho líquido do Fundeb na cidade do Rio de Janeiro, em dois anos, foi de um bilhão de reais, ou seja, a cCidade do Rio de Janeiro, hoje, em 2024, recebe um bilhão de reais a mais do que em 2022. Isso é dinheiro que precisa estar investido onde a gente tem as maiores carências da educação pública, e, nesse caso a construção de creches é uma delas." explica. 


Tarcísio também comentou que pretende contar com programas de repasses de recursos federais para a construção de creches em tempo integral, além de trabalhar na criação do Funcreche, um fundo municipal de recursos para construção, reforma e amplicação de creches.


“Vamos destinar uma parte da arrecadação do ISS, que é um imposto municipal. No primeiro ano do governo, vamos reservar 1,5% do ISS e vamos chegar no último ano do primeiro mandato do nosso governo a 5% do ISS. Portanto, pelos valores de hoje, no último ano de governo, nós teríamos 400 milhões de reais para aplicar em reforma, ampliação e construção de novas creches públicas.”


Veja entrevista completa com Tarcísio Motta, do Psol no, Youtube da Agência Lume, ou clicando no player abaixo.


Acesse o site Divulgando Contas do TSE e tenha acesso ao plano de governo e outras informações sobre candidata: https://divulgacandcontas.tse.jus.br


Acompanhe também as entrevistas com os demais candidatos à Prefeitura do Rio, que a Agência Lume exibe nesta semana.



Commentaires


Conteúdo Publicitário

bottom of page