Evento visa fomentar o diálogo entre pesquisas sobre história e memórias realizadas por estudantes, pesquisadores e moradores de favelas e bairros periféricos.
No dia 16 de outubro, próxima quarta-feira, o campus Maracanã da UERJ recebe o seminário "Favela, Bairros e Memórias - Diálogos Entre Universidade e Moradores". O evento tem como objetivo fomentar o diálogo entre pesquisas sobre história e memórias realizadas por estudantes, pesquisadores e moradores de favelas e bairros periféricos, como Rocinha, Maré, Brás de Pina e Rio das Pedras.
O Projeto de Extensão Vozes da Luta, do LEDDES-IFCH-UERJ, em parceria com o Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB) do IPPUR-UFRJ e o Núcleo de Estudos de História Oral Vidas em Movimento (Labimi-UERJ), está organizando o seminário “Favela, Bairros e Memórias - Diálogos Entre Universidade e Moradores”.
O seminário será composto por duas sessões, visando subsidiar moradores e pesquisadores na produção de acervos e na coleta de memórias. A participação é gratuita e aberta ao público, bastando preencher o formulário online disponível aqui.
Para o professor Alex Ferreira Magalhães, Doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é vital organizar um diálogo entre moradores de favelas e bairros com a universidade.
“Nos últimos 10 a 20 anos, a pesquisa e a extensão universitária, especialmente nas universidades públicas, têm intensificado o diálogo entre a universidade e a sociedade. Esse diálogo é essencial para a renovação acadêmica, conectando a universidade com as demandas populares e ajudando-a a repensar suas práticas. Para os moradores, essa aproximação oferece apoio técnico e oportunidades educacionais, além de incentivar o ingresso na universidade, gerando impactos positivos”, explica.
O professor Alex conta que o objetivo imediato do seminário é difundir uma compreensão mais exata e consistente sobre a história oral, destacando sua importância para a sociedade e as metodologias adequadas para seu estudo em termos de pesquisa, extensão e ensino. Além disso, visa capacitar tanto membros da universidade quanto da comunidade externa sobre iniciativas de preservação e divulgação da memória de diferentes localidades.
“Outro objetivo é aproximar pessoas envolvidas ou interessadas nesse tipo de trabalho, estreitando a comunicação e criando uma rede de contatos. Isso é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento de iniciativas na área. O seminário busca fortalecer projetos existentes e estimular novas iniciativas, criando condições para que surjam mais trabalhos nesse campo”, conta.
Programação
A programação do evento inclui a primeira sessão, das 14h às 16h, com a participação de Vivian Fonseca, professora de História da UERJ/CPDOC-FGV, e Antonio Carlos Firmino, geógrafo e mestrando em Memória Social pela UniRio/Museu Sankofa Rocinha, com mediação de Renan Rodrigues, graduando em História pela UERJ e bolsista de extensão.
A segunda sessão, das 16h às 18h, contará com Mario Brum, professor e coordenador do projeto de extensão Vozes da Luta - UERJ, Daniele Figueiredo, graduanda em História pela UERJ e educadora do Pré-Vestibular Social do Morro dos Prazeres e Instituto Vida Real, Tainara Amorim, graduanda em História pela UERJ e educadora do Pré-Vestibular Social do Morro dos Prazeres, e Aristênio Gomes, mestrando em História pela PPGH-UERJ, coordenador da Organização Movimentos e pesquisador da Redes da Maré, com mediação do professor Alex Magalhães, do LEDUB-IPPUR-UFRJ.
Os organizadores do evento, Mario Brum e Vivian Fonseca (UERJ) e Alex Magalhães (IPPUR-UFRJ), destacam a importância deste seminário como uma oportunidade única para fortalecer os laços entre a universidade e as comunidades, promovendo a troca de conhecimentos e experiências que enriquecem tanto a academia quanto os moradores das favelas e bairros periféricos.
Serviço
Data: 16 de outubro
Horário: 14:00 às 18:00
Local: UERJ, campus Maracanã, IFCH sala 9024 F (9º andar do Bloco F, no corredor principal)
Sessão 1 (14:00 às 16:00)
Vivian Fonseca (Professora de História UERJ/CPDOC-FGV)
Antonio Carlos Firmino (Geógrafo e Mestrando em Memória Social/UniRio/Museu Sankofa Rocinha)
Mediação: Renan Rodrigues (Graduando em História UERJ/Bolsista Extensão)
Sessão 2 (16:00 às 18:00)
Mario Brum (Professor e coordenador do projeto de extensão Vozes da Luta - UERJ)
Daniele Figueiredo (Graduanda em História/UERJ. Educadora Pré-Vestibular Social do Morro dos Prazeres e Instituto Vida Real)
Tainara Amorim (Graduanda em História/UERJ. Educadora Pré-Vestibular Social do Morro dos Prazeres)
Aristênio Gomes (Mestrando em História/PPGH-UERJ; Coordenador da Org. Movimentos e pesquisador da Redes da Maré)
Mediação: Professor Alex Magalhães (LEDUB-IPPUR/UFRJ)
Organizadores
Mario Brum (UERJ)
Vivian Fonseca (UERJ)
Alex Magalhães (IPPUR-UFRJ)
Commentaires